A Google declara aos seus usuários que sua ferramenta de e-mail, o GMail, foi alvo de um phishing que também atingiu vários outros serviços de webmail.
“Phishing” é uma palavra que se usa para caracterizar o exercício de fazer o uso de sites falsos para a obtenção de informações como dados bancários ou username de contas na web.
A BBC afirma que teve acesso a duas listas com o total de 30 mil nomes de usuários do GMail e suas respectivas senhas.
“Nós recentemente percebemos um esquema de phishing geral, através do qual hackers obtêm informações que dão acesso a contas de e-mail baseadas na internet (webmail), inclusive as do Gmail. Assim que soubemos do ataque, obrigamos os usuários das contas afetadas a criarem novas senhas. E vamos fazer isso com outras contas cada vez que soubermos de novas tentativas.”, disse à BBC um porta-voz da empresa.
Inicialmente, o esquema tinha como objetivo atingir apenas usuários do Hotmail. O resultado? Passou de 10 mil o número da lista de endereços que acabaram sendo publicados pelo Pasteblin, um site bastante conhecido por desenvolvedores que querem compartilhar códigos.
Uma segunda lista apareceu com mais 20 mil usernames e senhas de usuários, dessa vez, de outros @’s, como Yahoo, AOL e o GMail. Algumas contas, diz a BBC, eram velhas, falsas e abandonadas, mas outras eram verdadeiras e em uso.
Com esses fatos, especialistas recomendam que os usuários mudem suas senhas das suas contas de e-mails o quanto antes.
Especialistas em seguranças afirmam que o ideal era que os usuários tivessem uma senha diferente para cada conta. Mas segundo algumas pesquisas, cerca de 40% dos internautas usam a mesma senha para todas as suas contas.
Então galera, façam o que o seu coração mandar acharem melhor… eu não vou mudar a minha, pelo menos por enquanto.
Via O Globo
Google pede para que usuários mudem suas senhas do GMail
23:55 |
Marcadores:
Últimas Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)






0 comentários:
Postar um comentário